Proposta Triangular

Proposta Triangular – Apreciação de Cupido e Psique

cupido e psique

Cupido e Psique

Descrição da obra segundo a Proposta Triangular.

  • A obra é Cupido e Psique do artista neoclássico António Canova. Datada de 1787 – 1793.
  • A obra é uma escultura de Cupido e Psique (personagem da mitologia grega), os dois estão entrelaçados num abraço sensual e delicado. Cupido ajoelha-se por trás de Psique e a envolve as mãos nos seios de psique e com a outra apoia a cabeça dela fazendo um apoio com seu braço. Psique envolve os braços num arco tocando levemente a cabeça de Cupido, o corpo estendido envolto em um lençol numa posição graciosa com um dos joelhos flexionados.
  • Escultor italiano neoclássico. Canova é filho do escultor, Pietro Canova. Nascido em Veneza em 1757 e faleceu em 1822. Aos 13 anos inicia sua formação no atelier veneziano de Giuseppe Bernadi Torreto. Seduziu-se pela coleção de obras da Antiguidade. Aos 23 anos, em Roma torna-se um dos mais altos nomes da escultura neoclássica. No século XIX sua fama domina a Europa, beneficiando-se assim de encomendas de Napoleão Bonaparte, do papado, da nobreza italiana, francesa e austríaca. Tem em si o principio de estudar a natureza, consultar a antiguidade e através de uma comparação formou seu próprio estilo original, não aceitando a submissão exagerada da doutrina, tendo em seus trabalhos graça e paixão. Apaixonado pela sensualidade e pela perfeição tem a maioria de suas obras famosas por enaltecer a mitologia grega. O período é uma influência do iluminismo e uma reação á artificialidade do Barroco e Rococó. O período é marcado pelo resgate da beleza da antiguidade, simplicidade, exatidão, o culto a beleza natural, ao formalismo, racionalismo, etc
  • Ao olhar a escultura o olhar do observador é encaminhado para o centro da composição, que é a posição que parece um momento pausado para o beijo entre Cupido e Psique. Os braços de Psique formam um círculo quando envolve a cabeça de Cupido. As asas de Cupido ainda levantadas, seu corpo inclinado pegando Psique sugere que ele acabou de chegar e o tronco de Psique deitado é levantado delicadamente formando uma estrutura equilibrada. Os movimentos e tonalidade do mármore produz uma luminosidade que torna os traços leves e os contornos arredondados provocando uma leve sombra, tornando uma visão limpa e romântica de um beijo de amor.
  • A obra é encantadora, uma réplica perfeita do corpo humano. Torna-se mais apreciável observá-la após tomar conhecimento do mito de Cupido e Psique. O que gosto em escultura é a capacidade de trazer a vida uma imagem antiga ou desconhecida. Gosto de ver o rosto e as formas de pessoas e coisas sob a visão de um artista que viveu em outra época.

PROPOSTA PARA AULA

Com base no período artístico neoclássico, apresentar todas as características que influenciou os artistas da época. De maneira clara e objetiva, de forma que não se tenha dúvidas acerca do significado de cada característica. Dispor de materiais diversos e incentivar a todos que desenvolvam sua criatividade com base na tendência neoclássica construindo a sua obra de arte, seguindo o exemplo de Canova, que se inspirou na antiguidade e no iluminismo e desenvolveu o seu trabalho. (pintura, escultura, desenho, etc) Prover os materiais necessários, espaço e mãos a obra. Organizar uma exposição para a escola com os trabalhos, os próprios alunos deveram relatar quais as características que representam o período neoclássico para os demais colegas. (Lembrando que a tendência neoclássica é só a base para o trabalho, o artista busca uma base e desenvolve o resto com base na sua cultura, conhecimento e época atual).

 

Referências 

FRANCO, Francisco Carlos. Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino da Arte e da Música. Mogi das Cruzes, SP: Universidade Braz Cubas, 2013. 117 p.

Milão conta o mito de Cupido e Psique – disponível em: <http://www.italia43.com.br/art/5848/milao-conta-o-mito-de-cupido-e-psique/> (Acesso em: 30 ago 13)

Cupido e Psique de António Canova – disponível em: <http://www.amigodaalma.com.br/2010/01/03/amor-psiquismo/cupido-e-psyque-antonio-canova-marmore-1757-1822b/> (Acesso em: 30 ago 13)

Neoclassismo – disponível em: <http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete=361&gt; (Acesso em: 30 ago 13)

Antonio Canova – biografia – disponível em: <http://sabercultural.com/template/escultores/AntonioCanova.html> (Acesso em: 30 ago 13)

 

P.S.: Adorei realizar este trabalho. Arte é uma das coisas que me fascinam também.

Anúncios

Sua opinião é muito importante para mim! :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s