A formação do professor e as Ferramentas de Tencologia

Comunicação, Educação e Tecnologia

Comunicação, Educação e Tecnologia

A formação do professor e as Ferramentas de Tecnologia

Por Elaine Cris Andrade, curso de Pedagogia – 3º semestre da Universidade Braz Cubas 

Tecnologia são recursos que facilitam a vida do homem e que de certo modo viabilizam e aumentam a qualidade das mais diversas tarefas que executamos no nosso dia a dia. De certa maneira tornou-se algo imprescindível, que sofreríamos na ausência de uma dessas tecnologias, como a energia elétrica, os meios de transportes, etc.

É notável a grande explosão da evolução que essas tecnologias vem ganhando desde a Revolução Industrial, se multiplicam tão rapidamente que mal damos conta de ter conhecimento de todas. Hoje em dia lança-se um produto, amanhã ele já é totalmente substituído por outro muito mais eficiente ou apenas similar com uma “carinha” nova. E essas transformações influenciam em todas as áreas da vida do ser humano.

Não tem como evitar que todas essas transformações modifiquem e influenciem o comportamento das pessoas. Nossos filhos já nascem nessa “era” tecnológica do “I”s”, IPhone, IPad, etc e obviamente terão maneiras e meios diferentes de aprender.

Os professores mais jovens já iniciam sua formação envolta nesse processo de aprendizagem do novo mundo e os professores já formados, sentem dificuldades em se adequar em meio a essas inúmeras mudanças.

Ás vezes sabe-se fazer uso das tecnologias para entretenimento, comunicação, informação, etc. Mas, quando é hora de inserir o uso das novas tecnologias á educação surgem os desafios e as dificuldades. Certo que ainda é algo novo e que requer muita criatividade e recursos, mas não é impossível e com um pouquinho de pensamento positivo e boa vontade tudo se conquista.

Então, a pergunta que surge aos educadores é: “Como ensinar e cativar o interesse dos alunos através do auxilio da tecnologia?” ou “Como proporcionar um ensino de qualidade competindo com tanta distração e novidades tecnológicas?” São verdades quando afirmamos que os indivíduos tornaram-se mais ansiosos, mais práticos, mais “velozes”, inquietos, etc. Rapidamente algo deixa de ser atrativo e novo para a grande maioria das pessoas nos nossos dias e isso é tem se tornado um agravante para o setor da educação.

Portanto, a pessoa que hoje busca a formação de professor/educador encontrará esse desafio pela frente. Construir meios de aprendizagem com formas interativas, modernas e que atraiam o interesse do aluno.

Não é errado que o aprendizado seja algo divertido, na verdade é muito melhor unir o útil ao agradável. Portanto, a formação do professor não deve ser somente em sua área de atuação, mas é preciso estar apto nas mais diversas modalidades e ferramentas de ensino.

É preciso ir além da imaginação!

Texto para apoio:

Textos de apoio 1: Com criatividade e tecnologia, professor desperta interesse de alunos pela física e matemática. <http://educacao.uol.com.br/noticias/2012/10/15/com-criatividade-e-tecnologia-professor-desperta-interesse-de-alunos-pela-fisica-e-matematica.htm>

Textos de apoio 2: Desafio ao professores: aliar tecnologia a educação. <http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/desafio-aos-professores-aliar-tecnologia-educacao>

Textos de apoio 3: Unidade 1 “As instituições de Ensino e as formas de comunicação para o século XXI

Bons estudos e ótimas reflexões.

Laynne Cris

Sua opinião é muito importante para mim! :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s