A didática

My picture

Didática

A didática é um ramo da pedagogia que se ocupa dos fundamentos, das condições, dos modos de realização no processo de construção do conhecimento, do desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes (MELO, 2013, p. 46).

A didática busca oferecer meios e ferramentas que auxiliam a prática de ensino. O ensino é muito complexo, e requer a compreensão de múltiplos fatores e o conhecimento de várias áreas do saber. A didática provoca reflexões acerca dos métodos, da maneira de fazer e entender qualquer processo educativo.

Segundo Melo (2013, p.16) a didática é fundamentada em diversas áreas do conhecimento e busca explicar e subsidiar o como se dá a construção do conhecimento do ser humano.

A didática se apoia em outras ciências com o intuito de oferecer suporte ao professor, por meio de teorias, metodologias e reflexões sobre a prática educativa.

O professor assume de antemão, quando opta pela docência, uma responsabilidade social que implica o domínio de conhecimento e comprometimento. Responsabilidade por preparar os alunos para se tornarem cidadãos ativos e participantes na família, no trabalho, na vida cultural, política, interpessoal e etc. (MELO 2013, 21).

Para atingir esse objetivo o professor precisa ter pleno domínio dos métodos, das teorias, da prática e da organização do ensino. Ter capacidade de traduzir e criatividade para transformar qualquer conceito ou assunto em uma aula dinâmica e significativa.

O professor reflexivo precisa ter a capacidade de transformar qualquer informação em conhecimento. Portanto, esse educador precisa ser capaz de compreender o outro e através da sua formação humana e técnica aprendida, e  conduzir a sua prática educativa a alcançar o objetivo proposto. Somente alguém capaz de se comprometer com a profissão e a responsabilidade que assume consegue dominar as teorias e metodologias dosando-as com a reflexão da prática educativa no contexto inserido. (alunos, atualidade, nível social, espaço, currículo, etc.).

Outro fator que o professor deve dominar é o papel da motivação e o que induz o aluno a uma aprendizagem mais eficaz.

Conforme Melo (2013, p. 27), a motivação, como o próprio significado semântico da palavra diz, significa “motivo para ação”.  Então, é a motivação que provoca a intensidade, o interesse, a persistência e a continuidade de uma pessoa em perseguir algum objetivo específico.

Algo que não desperta a atenção, não provoca interesse, não produz curiosidade, nem espanto; com certeza é mais trabalhoso para se assimilar e aprender e manter o foco.

A motivação é em simples palavras, o combustível que induz a pessoa a atingir um objetivo ou satisfazer uma necessidade.

O aprendizado ocorre com maior facilidade se estas condições (interesse, vontade, necessidade, curiosidade, prazer, etc) são priorizadas e consideradas juntamente com as metodologias que melhor se adapte a cada situação problema.

Assim, como é de suma importância que o professor conheça as particularidades de cada fase do processo de desenvolvimento humano e também não menos importante aprenda á conhecer as individualidades de cada aluno e a melhor maneira para proporcionar um processo de ensino-aprendizagem satisfatório.

O professor apenas apoia-se nos fatores motivacionais na hora de preparar seu planejamento de ensino, pois, conforme Melo (2013, p. 27) o plano de aula deve levar em consideração: conteúdo, prazer, vontade dos alunos, necessidade, interesses, o ambiente e ainda proporcionar um caminho para investigação e o improviso, ou seja, nenhum assunto deve-se permitir uma verdade absoluta. O professor deve instigar a investigação, o pensamento reflexivo, ao questionamento, a valorização da leitura, etc.

O processo de aprendizagem não é finito, deve-se elaborar uma abordagem de tema para que o aluno continue a busca pelo conhecimento e desenvolva também um pensamento crítico e construa sua autonomia em aprender.

Referências

MELO, Rony Gladys Albuquerque Lins. Didática 2. Mogi das Cruzes, SP: Universidade Braz Cubas, 2013. 151 p.

Por Laynne Cris

Anúncios

Sua opinião é muito importante para mim! :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s