Uma lição de Vida – Filme

2016-03-10 (1)

Hoje quis ocupar esse espaço para compartilhar um filme que assisti ontem depois que cheguei do trabalho. Como profissional da educação e apaixonada pelo que faço eu sempre busco por títulos do gênero. E ontem achei esse na Netflix com o título de “O aluno”, mas no youtube encontrei como “Uma lição de vida” e o original é “The First Grader”.

“Uma lição de vida” é baseado em fatos reais. Kimani Maruge foi o primeiro estudante com mais idade a iniciar na escola primária do Quênia. Sofreu muito preconceito e teve que superar muitos obstáculos para obter o seu direito à Educação.

Kimani Maruge.jpg

Sinopse do Filme

Ano: 2010

País: EUA, Reino Unido, Quénia

Género: Drama

Realização: Justin Chadwick

Elenco: Oliver Litondo, Emily Njoki, Hannah Wacera

Filmado numa aldeia situada numa montanha queniana, o filme conta a notável história verdadeira e edificante de Kimani Maruge, de 84 anos, antigo veterano Mau Mau, uma sociedade secreta que lutava pela descolonização do Quénia. Kimani é homem orgulhoso que está determinado a aproveitar a sua última chance de aprender a ler e escrever, e assim acaba por aderir a uma classe de alunos de seis anos de idade. Juntos, ele e a sua jovem professora, enfrentam resistência, mas ele acaba por descobri uma forma de superar as dores de seu passado…

Oliver-Litondo-left-007

Filme – Uma lição de Vida

Considerações

Ao acompanhar a história de Maruge é impossível não se emocionar, é impossível não sentir um aperto no coração ao presenciar toda a luta que ele teve que enfrentar só pra conseguir ter um espaço numa escola para aprender a ler. Mesmo depois da guerra, da opressão, da violência que viveu, de ter sua vida roubada por anos, de ter visto sua família ser assassinada na sua frente. Ele sonha, ele acredita, ele encontra motivos para viver e vai em busca deles. É realmente uma grande lição de vida.

O ser humano foi tão cruel, é tão cruel com as pessoas, julgam, segregam, acusam, excluem, massacram sonhos, humilham, etc.

Entretanto, por mais duro que seja hoje em dia, ainda encontramos um pouco mais de facilidade, de liberdade a escola está com as portas abertas. E o que é mais triste quando refletimos sobre a nossa situação atual tem a ver com a alienação das pessoas, as pessoas jogam seus direitos no lixo quando o ignoram, não fazem bom uso, destroem as escolas, não se interessam por aprender, por ler, por fazer da escola um instrumento para mudar o mudar o mundo.

Temos escolas, temos salas de aulas, não são as melhores do mundo, é verdade. Mas, quem quer aprender, aprende em qualquer lugar.

E com muita frequência o que vemos é a falta de interesse, o número gigante de desculpas que as pessoas arrumam para explicar seus fracassos, desvalorização o conhecimento, muitos apenas vão a escola por ir, ocupam o espaço e não entendem a oportunidade que muitos sofreram e morreram para que elas hoje pudessem usufruir do direito a ler e escrever.

A verdade é simples, quando se quer algo com muita vontade, tudo é possível. Não existe obstáculos, não existe limitações. Você pode ser o que você quiser. Só precisa acordar pra isso!

Abraços e bons estudos

Laynne Cris 

Sobre laynnecris

Sou Elaine C. Andrade. Hoje (2018) tenho 39 anos. Sou apaixonada pela leitura e por escrever. Sou formada em Pedagogia e pretendo me especializar em Inglês, alfabetização e o Ensino da Língua Portuguesa para estrangeiros. Tenho uma fascinação por músicas e Inglês. Atualmente tenho me dedicado muito na busca da fluência e sou professora alfabetizadora. Tenho como meta conseguir certificação internacional e no futuro morar fora um tempinho. A leitura é para mim um meio muito prazeroso de poder atingir locais e lugares inimagináveis, além de ser uma terapia e uma fonte de conhecimento sem fim. E quando aprendemos nos proporcionar esses momentos para entretenimento, ler torna-se uma atividade necessária para o dia a dia. Também gosto de desenhar, colorir, ouvir músicas. No entanto, faço com menos frequência (só quando surge aquela vontade enorme ou sobra um tempinho). Agora ler nunca estou sem ler algo e onde vou tenho um livro comigo. Me sinto mal se não posso ler. É uma necessidade. Embora ultimamente tenho lido mais livros técnicos e materiais em Inglês. Nasci em Suzano e atualmente moro num bairro de Mogi das Cruzes e estou aprendendo a me adaptar por aqui. Também adoro participar de comunidades de leitura no facebook e canais literários do youtube. Conhecer pessoas, descobrir novos talentos e as vezes encontramos pessoas muito maravilhosas. Enfim, sou uma mulher e profissional comprometida e apaixonada pelo que faço, amo minha minha família, meus gatos e amigos mais que tudo neste mundo. "Que aonde eu passar eu faço amigos e possa agregar valores e aprender também". Laynne Cris
Esse post foi publicado em Filmes que marcam. Bookmark o link permanente.

8 respostas para Uma lição de Vida – Filme

  1. Lay, amei a dica de filme!! Vou ver se consigo arranjar um tempinho para assistir, ultimamente anda tudo muito corrido por aqui, mas vou deixar anotadinho :))
    Um beijão ❤

    Curtido por 1 pessoa

  2. Rosangela disse:

    Amei,esse filme , é um filme muito emocionante , que até levei para os meus alunos assistirem.É importante que eles reflitam sobre da falta de interesse,saber que muitos lutaram para estudar e não conseguiram concluir o ensino fundamental, porque havia na época muitos obstáculos.Espero que eles deem mais valor a escola, ao conhecimento. Um beijo!

    Curtido por 1 pessoa

    • laynnecris disse:

      Também adorei pelo mesmo motivo. É tão importante valorizar as oportunidades que temos para aprender cada vez mais…. E vemos que muitas vezes não é o que temos no nosso país…

      Grande abraço e obrigada por comentar.

      Curtir

Sua opinião é muito importante para mim! :)