30 anos de Calvin & Hobbes

calvin e hobbes

Oie, Pessoal…

Faz já um tempinho que tenho separado algum material pra escrever sobre Bill Watterson. Que por sinal é umas das tirinhas que amo de paixão desde sempre e se estivesse nadando em dinheiro já tinha comprado todos os box’s mega lindo que estão lançando nos últimos anos com as coletâneas dessas tirinhas maravilhosas.

Então, uma pequena síntese de Calvin & Hobbes (nome do original em inglês)

original publicado no estadão

Imagem original publicado no estadão

No dia 18 de novembro de 1985, Bill Watterson apresentava para o mundo Calvin e Haroldo; o menino sarcástico e seu tigre engraçadinho e muito inteligente passariam a fazer parte da história do mundo em quadrinhos.

Publicado pela primeira vez em tirinhas para jornais e em pouco tempo o cartunista desconhecido tornou-se um ícone tão famoso quanto seu ídolo Charles Schulz (autor de Peanuts – outro que amo muitoooo).

Bill Watterson nasceu em Washington DC, mas mudou-se com sua família para Changrin Falls, em Ohio, ainda com seis anos.

É formado em Ciências Públicas, mas em 1980 foi trabalhar no Cincinati Post, como chargista e foi demitido em poucos meses. Bill acredita que o trabalho deveria dar realização pessoal e sempre buscou por essa idealização.

“Calvin e Haroldo” é a história de amizade de um garotinho com seu amigo imaginário, o tigre. Apesar de ser um personagem infantil, Calvin não tem nada de um garotinho inocente. O autor aproveita sua criação para expressar sua visão de mundo, através dos diálogos entre o garoto e o tigre. Os diálogos são filosóficos, políticos, inteligentes, sarcásticos e muitas vezes uma crítica ferrenha a sociedade.

calvin e haroldo 4

A primeira tirinha publicada em 18 de novembro de 1985 (foto anterior do jornal Estadão), Watterson queria mostrar a origem do encontro de Calvin com Haroldo, se bem que todos nós sabemos que a maior graça destas tirinhas é que Calvin imagina tudo, até mesmo Haroldo, que não passa de um ursinho de pelúcia.

A ideia de criar uma origem para o encontro dos dois amiguinhos não deu muito certo, pois alguns jornais só foram publicar o trabalho semanas ou meses depois a partir das tirinhas atuais escritas e alguns dos leitores só tomaram conhecimento de como começou a história entre os dois muito mais tarde, quando as tirinhas foram reunidas em livro.

Eu mesmo nunca havia lido tudo e sou uma grande fã de Calvin e Haroldo desde pequena e até hoje rolo de rir lendo as tirinhas.

calvin e haroldo 5

Gente, só eu que rolo de rir lendo essas tirinhas?

Tenho o livro “Criaturas Bizarras de outro PLANETA!”, publicado em 2008 pela editora Conrad, já li mais de duas vezes e ainda acho graça em tudo quando leio.

DSC03570

A imagem abaixo é uma das histórias que tem neste livro.

 

Calvin 1

Mas……

Em 09 de novembro de 1995 Bill Watterson decidiu parar de escrever as tirinhas e aposentar a história de Calvin e Haroldo. “Que tristeza!”

calvin esp

Bill Watterson sempre foi um artista reservado e não aceitava que o mercado interferisse em sua criação. Segundo um documentário que assisti na Netflix (inclusive é um dos documentários que tirou da minha seleção – raiva) sobre o autor ele passou a se dedicar a pintura e não aceita que seu trabalho fosse visto como um produto fast-food e cada vez com espaço mais reduzido das tirinhas nos jornais.

Algumas animações que encontramos no youtube nos dias de hoje que recriam algumas histórias das tirinhas de Watterson.

Quem não conhece esta obra maravilhosa?! Digo com todas as letras que está perdendo uma grande oportunidade de alegrar seus olhos.

Vale a pena correr pra conferir! É o máximo!

prof_do_futuro

DSC03571

Calvin & Haroldo - Vol II - Pág 0070

E os meus PARABÉNS para esse grande artista e OBRIGADA, Bill Watterson por compartilhar sua arte com o mundo. 

30 ANOS DE CALVIN AND HOBBES

Espero que tenham gostado do post e obrigada por mais uma vez estarem aqui comigo lendo minhas impressões do mundo que amo “ler”!

Carinhosamente 

Laynne Cris

 

 

Sobre laynnecris

Sou Elaine C. Andrade. Hoje (2018) tenho 39 anos. Sou apaixonada pela leitura e por escrever. Sou formada em Pedagogia e pretendo me especializar em Inglês, alfabetização e o Ensino da Língua Portuguesa para estrangeiros. Tenho uma fascinação por músicas e Inglês. Atualmente tenho me dedicado muito na busca da fluência e sou professora alfabetizadora. Tenho como meta conseguir certificação internacional e no futuro morar fora um tempinho. A leitura é para mim um meio muito prazeroso de poder atingir locais e lugares inimagináveis, além de ser uma terapia e uma fonte de conhecimento sem fim. E quando aprendemos nos proporcionar esses momentos para entretenimento, ler torna-se uma atividade necessária para o dia a dia. Também gosto de desenhar, colorir, ouvir músicas. No entanto, faço com menos frequência (só quando surge aquela vontade enorme ou sobra um tempinho). Agora ler nunca estou sem ler algo e onde vou tenho um livro comigo. Me sinto mal se não posso ler. É uma necessidade. Embora ultimamente tenho lido mais livros técnicos e materiais em Inglês. Nasci em Suzano e atualmente moro num bairro de Mogi das Cruzes e estou aprendendo a me adaptar por aqui. Também adoro participar de comunidades de leitura no facebook e canais literários do youtube. Conhecer pessoas, descobrir novos talentos e as vezes encontramos pessoas muito maravilhosas. Enfim, sou uma mulher e profissional comprometida e apaixonada pelo que faço, amo minha minha família, meus gatos e amigos mais que tudo neste mundo. "Que aonde eu passar eu faço amigos e possa agregar valores e aprender também". Laynne Cris
Esse post foi publicado em Cultura e marcado , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

27 respostas para 30 anos de Calvin & Hobbes

  1. Louise Carneiro disse:

    Minha mãe adora! Vou mandar se post pra ela. Beijos

    Curtido por 1 pessoa

  2. Dhan Yllo disse:

    Me considero um ser fissurado em Calvin and Hobbes (se bem que eu gosto de dizer Haroldo, provavelmente por carregar certa nostalgia dos livros didáticos). Bill é para mim, uma das figuras mais intrigantes do universo das tirinhas, e como um artista no geral. Sua postura para com a preservação da identidade de sua obra, não permitindo a licenciatura dos seus personagens, são dignas de respeito, pois marcou profundamente várias gerações sendo aquilo que se propôs a ser: uma tirinha de jornal. Calvin and Hobbes consegue ao mesmo tempo ser divertido, questionador e filosófico, mas tudo isso de uma maneira muito sútil e agradável. Meus parabéns pelo seu post, ficou muito bom.

    Curtido por 1 pessoa

    • laynnecris disse:

      Oi, Dhan… eu também sou apaixonada por Calvin e Haroldo… sempre lia as tirinhas e agora depois de mais velha pude me dar o luxo de comprar algumas coisas…

      Realmente o Bill é um excelente artista em todos os gêneros e é digno de muito respeito.

      Abraços

      Curtido por 1 pessoa

  3. Silvia Souza disse:

    Eles são incríveis!
    Comprei a coleção inteira na versão original

    Curtido por 1 pessoa

  4. Calvin & Haroldo são legais demais, eu sempre dou risada quando leio no jornal! Você não é a única!

    Curtido por 1 pessoa

  5. Amo as tirinhas de Calvin e Hobbes e sempre rio quando leio *-*
    Você, como sempre, fazendo ótimos posts informativos e que eu amo Lay ❤
    Grande beijo pra ti :*

    Curtido por 1 pessoa

  6. Cris Campos disse:

    Lay, sou simplesmente apaixonada.

    Curtido por 1 pessoa

  7. Juliana Lima disse:

    Quando você estava nadando em dinheiro é ótimo kkkk (depois eu que sou engraçada ehehhe)
    Calvin e Haroldo é show!
    Cômicas, porem reflexivas e a forma suave como abordam tantos problemas da sociedade me fazem admirar a inteligência fodástica desses artistas..
    Beijossss

    Curtido por 1 pessoa

  8. AHAH minha mãe me fez gostar de Calvin & Haroldo! já perdi as contas de quantas tirinhas e há quanto tempo eu leio elas. ❤

    Curtido por 1 pessoa

  9. Letícia disse:

    ó eu atrasadinha…
    sabia que eu nunca fui muito de me ligar nesses quadrinhos? Acho fofo quando vejo por aí, engraçadinho e tudo *-* hahaha
    Beijão Lay :***

    Curtido por 1 pessoa

  10. Pingback: Liebster Award 2016 | Meu Espaço Literário

Sua opinião é muito importante para mim! :)