Zelota – A vida e a época de JESUS DE NAZARÉ

Zelota

Olá, Pessoal

Hoje consegui concluir a resenha/comentário do último livro lido, “Zelota”. Esse é um livro bastante polêmico e ideal pra quem procura ter mais uma visão acerca da história que tanto ouvimos falar. Trata-se de um ensaio em que o autor tenta retratar através de pesquisas a vida do Jesus histórico, dizendo que ele foi um dos maiores revolucionários que se tem conhecimento.

“Este livro é uma tentativa de recuperar, tanto quanto possível, o Jesus da história, o Jesus antes do cristianismo: o revolucionário judeu politicamente consciente que, há 2 mil anos, atravessou o campo Galileu reunindo seguidores para um movimento messiânico com o objetivo de estabelecer o Reino de Deus, mas cuja missão fracassou quando – depois de uma entrada provocadora em Jerusalém e um audacioso ataque ao Templo – ele foi preso e executado por Roma pelo crime de sedição. É também sobre como, após Jesus ter fracassado em estabelecer o Reino de Deus na terra, seus seguidores reinterpretaram não só a missão e a identidade de Jesus, mas também a própria natureza e definição do messias judeu (ASLAN, 2013, p. 23).”

Reza Aslan é um historiador iraniano-americano com especialização em temas religiosos, formado em Harvard e na Universidade da Califórnia. Estudou o Novo Testamento, grego bíblico, história, sociologia e teologia das religiões. Publicou três livros. O primeiro, No God  but God, foi traduzido para treze línguas e considerado um dos cem livros mais importantes dos anos 2000. Nascido no Irã, ele vive entre Nova York e Los Angeles.

Há 20 anos Aslan têm realizado estudos acerca da natureza e das origens de Jesus e sobre sua vida terrena. Seu livro Zelota tornou-se bastante famoso depois de um debate bem intenso que o autor teve com uma âncora (Lauren Green) de uma emissora americana (Fox News).

Nota: Maiores informações sobre a entrevista de Aslan, leia a notícia na íntegra – <http://epoca.globo.com/tempo/noticia/2013/12/breza-aslanb-jesus-era-como-os-outros-messias.html&gt; Acesso em: 21 de setembro de 2015.

A leitura desse livro requer que o leitor se debruce sobre essas páginas sem pressa, livres de preconceitos, sem o escudo religioso. Apenas busque por uma leitura a fim de agregar mais conhecimentos,  para que possa refletir acerca da história mais conhecida em todo o mundo e ter vários pontos de vista para tirar suas conclusões.

Como todo historiador e teólogo, a escrita é carregada de informações históricas que muitas vezes precisei averiguar antes de prosseguir com a leitura, e assim obter uma melhor compreensão.

Aslan traçou uma cronologia que começa desde o ano 164 a.c e segue até 398 d.c, faz uso de diversas citações dos livros canônicos e dos manuscritos preservados daqueles séculos. É bem detalhado e curioso. Vale a pena ler com zelo.

Não cabe aqui se prolongar ou tentar trazer informações acerca do conteúdo; porque como já deu pra perceber é bastante extenso e complexo.

Basta saber que são registros históricos que foram compilados neste ensaio para trazer informações acerca do homem mais querido e famoso do mundo. Para certificar todos os dados, o autor organizou da página 234 até 281, notas explicativas acerca de cada informação que foi apresentada ao longo do texto.

O livro nos remete a uma longa viagem por uma era sangrenta e cruel, com riqueza de detalhes sobre a arquitetura, os costumes, os idiomas, todas as guerras, os povos, as religiões, os partidos políticos, etc. 

Juro que dá um aperto no coração e vontade de chorar só de imaginar as situações das famílias em meio a tanta tristeza, miséria, guerra, fome etc.

Hoje vivemos no “céu” e não sabemos valorizar.

Então, conheça um pouco mais com uma prévia acerca da história

que o livro ZELOTA aborda.

divisor de texto

SINOPSE

CAM02021Uma biografia fascinante e provocadora que desafia nossa compreensão do homem Jesus de Nazaré e de sua época.

Dois mil anos atrás, um pregador judeu atravessou a Galileia realizando milagres e reunindo seguidores para estabelecer o que chamou de “Reino de Deus”. Assim, lançou um movimento revolucionário tão ameaçador à ordem estabelecida que foi capturado, torturado e executado como um criminoso de Estado. Seu nome era Jesus de Nazaré. Poucas décadas após sua morte, seus seguidores o chamariam de “o filho de Deus”.

Com uma prosa envolvente, baseada em pesquisa meticulosa, o escritor e especialista em religião Reza Aslan mergulha na turbulenta época em que Jesus viveu, reconstruindo com maestria a Palestina do século I em busca do Jesus histórico. Ao fazê-lo, encontra um rebelde carismático que desafiava as autoridades de Roma e a alta hierarquia religiosa judaica – um dos chamados zelotas, nacionalistas radicais que consideravam dever de todo o judeu combater a ocupação romana.

Comparando o Jesus dos evangelhos com o das fontes históricas, Aslan descreve um homem cheio de convicção, paixão e contradições; e aborda as razões por que a Igreja cristã preferiu promover a imagem de Jesus como um mestre espiritual pacífico em vez do revolucionário politicamente conscientizado que ele foi.

Em uma narrativa de tirar o fôlego, Zelota oferece uma nova perspectiva sobre aquela que talvez seja a história mais extraordinária da humanidade, e afirma a natureza radical e transformadora da vida e da missão de Jesus de Nazaré.

divisor de texto

CONSIDERAÇÕES

Sou uma pessoa fascinada por leituras que me remetem ao passado. Quando pequena até os cemitérios eram pra mim algo interessante por causa da história sobre as pessoas registradas nas lápides.

E não perco a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre tudo isso quando vejo uma oportunidade. E esse livro volta milênios antes da nossa existência, e é muito fascinante pra mim mesmo que por imaginação obter recursos para criar essa imagem na minha mente.

Chego a imaginar cada cenário que é descrito pelo autor, e aprendi muito com essa leitura em vários pontos de vista.

Apesar de não ser uma leitura leve (na verdade é bem densa), é possível fazê-la por partes, a fim de se ter um melhor aproveitamento de cada conteúdo apresentado. E acredite, não é fácil esquecer o que foi lido! São temas muito interessante e que de uma forma ou outra impressiona e marca.

Já nas primeiras páginas com o mapa que o autor apresenta da Palestina do século I, fiquei bastante tempo analisando o trajeto que supostamente Jesus percorreu, conferi com a atual Palestina de hoje e ficava imaginando o quanto era complicado para as pessoas percorrer milhares de quilômetros andando.

Outro fato intrigante é que a mesma hostilidade entre esses povos sempre existiu desde sempre. Existe uma grande hostilidade entre os partidos, entre as religiões consideradas sagradas, entre cidades, entre nacionalidade, etc.

Um dos partidos que Aslan comenta e contêm várias informações são os ZELOTAS, que significa:

O termo zelota ou zelote (do grego antigo ζηλωτής, transl. zelotés, “imitador”, “admirador zeloso” ou “seguidor” ), em hebraico קנאי, kanai (frequentemente usado na forma plural, קנאים, kana’im) significa literalmente alguém que zela pelo nome de Deus. Mas, na Palestina do Século I, esse termo prendia-se ao movimento político judaico que procurava incitar o povo da Judéia a rebelar-se contra o Império Romano, e expulsar os romanos pelas forças das armas, que conduziu à primeira Guerra Judaíco-Romana. (disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Zelota&gt; Acesso em: 12 de novembro de 2015).

Eu, particularmente aproveitei bem essa leitura. E com certeza o lerei mais uma vez daqui um tempo para fixar melhor as informações e ter outras perspectivas que não passaram durante essa leitura.

Recomendo para quem gosta de história e curte livros de gêneros históricos e ensaios. É uma leitura que vai mexer muito com tudo o que você acredita e vai te fazer olhar com outros olhos para toda a construção da nossa sociedade.

avaliação

Bom, pessoal é isso! Espero que tenham lido até aqui e gostem da resenha.

Um grande abraço carinhoso! E segunda tem post-aula da querida Nath do blog Only Secret Dreams. Fique de olho na SUPER dica!

Ótimas leituras

Laynne Cris

Anúncios

Sobre laynnecris

Sou Elaine C. Andrade. Hoje (2017) tenho 38 anos. Sou apaixonada pela leitura e por escrever. Sou formada em Pedagogia e pretendo me especializar em Inglês, alfabetização e gestão escolar. Tenho uma fascinação por músicas e Inglês. Atualmente tenho me dedicado muito na busca da fluência e sou professora alfabetizadora em Inglês. Minha meta é passar no exame da IELTS e talvez morar fora um tempinho. A leitura é para mim um meio muito prazeroso de poder atingir locais e lugares inimagináveis, além de ser uma terapia e uma fonte de conhecimento sem fim. E quando aprendemos nos proporcionar esses momentos para entretenimento, ler torna-se uma atividade necessária para o dia a dia. Também gosto de desenhar, colorir, ouvir músicas. No entanto, faço com menos frequência (só quando surge aquela vontade enorme ou sobra um tempinho). Agora ler nunca estou sem ler algo e onde vou tenho um livro comigo. Me sinto mal se não posso ler. É uma necessidade. Embora ultimamente tenho lido mais livros técnicos e materiais em Inglês. Nasci em Suzano e atualmente moro num bairro de Mogi das Cruzes e estou aprendendo a me adaptar por aqui. Também adoro participar de comunidades de leitura no facebook e canais literários do youtube. Conhecer pessoas, descobrir novos talentos e as vezes encontramos pessoas muito maravilhosas. Enfim, sou uma mulher e profissional comprometida e apaixonada pelo que faço, amo minha minha família e amigos mais que tudo neste mundo. "Que aonde eu passar eu faço amigos e possa agregar valores e aprender também". Laynne Cris
Esse post foi publicado em Resenhas e Comentários e marcado , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

16 respostas para Zelota – A vida e a época de JESUS DE NAZARÉ

  1. Silvia Souza disse:

    Muito bons seus comentários, Laynne…
    Você tinha me falado a respeito e despertou ainda mais o interesse.
    Beijo grande!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Parabéns pela resenha e pelo livro escolhido.

    Curtido por 1 pessoa

  3. roccalex1 disse:

    Parabéns por mais uma brilhante resenha, amiga.
    Super beijo.
    Alex

    Curtido por 1 pessoa

  4. Adorei Lay! Parece ser bem interessante o livro e é sempre bom sabermos um pouco mais de toda a história e que isso nos faça refletir. Amo o fato de você trazer várias áreas de conhecimento para o teu blog ❤
    Beijinhos :*

    Curtido por 1 pessoa

  5. Juliana Lima disse:

    Muito interessante a sua resenha e as pontuações que fez sobre a obra.
    Minha mãe vai adorar ler sobre ele livro.
    Obrigada pela indicação S2
    Beijos

    Curtido por 1 pessoa

  6. MorgauseDs disse:

    Olhar Jesus por uma ótica diferente da usual, é sempre polêmica certa. Lembro de quando vi A ultima tentação de Cristo, na época causou um escândalo, a igreja queria de todas as formas retirar o filme de exibição, quando na verdade apenas mostra um Cristo, na minha opinião, mais humano e, como disse, contraditório. Gosto de vê-lo dessa forma, me é mais fácil crer assim, do que como é pregado. Sua resenha icou excelente! Nem vou prometer ler agora porque a fila está enorme, mas sempre tem alguns que pulam na frente. Esse, provavelmente, será um. Beijo linda. 😉

    Curtido por 1 pessoa

    • laynnecris disse:

      Bom dia , Morgause! É Bem verdade suas colocações. Pra mim também é mais crível acreditar em alguém que foi tão humano e tão corajoso a ponto de enfrentar Roma. Esse livro contêm vários pontos que nos aproximam de ter uma imagem de como foi o Jesus de carne e osso e não só o Cristo que foi proclamado aos 4 ventos pelo cristianismo depois da crucificação e da queda de Roma.

      Curtido por 1 pessoa

Sua opinião é muito importante para mim! :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s