Gêneros Literários – Parte 01

post aula 2

Olá, amigos! 

Hoje vai ao ar o segundo post aula do PROJETO APRENDER COM PRAZER. Caso esteja lendo esse e ainda não viu o primeiro post aula, clique aqui. E caso, não conheça os objetivos e o Projeto, clique sobre o nome do projeto escrito em caixa alta logo acima.

E, hoje a palavra está com a querida Juliana Lima do Fabulônica. Ela de bom coração preparou algumas informações que serão úteis para o aprendizado ou um aperfeiçoamento de qualquer pessoa que tenha interesse em expandir um pouco o conhecimento.

Então, sem mais demora! Vamos ao que interessa. E como o título deste post já prenuncia, vamos compreender um pouco sobre Gêneros Literários.

imagem 1 P02

Gênero literário é o termo usado para classificar o agrupamento de obras cujas características são semelhantes. Estas obras partem de uma classificação padrão (os gêneros) e se subdividem (os subgêneros).

Toda obra parte de uma classificação padrão, mas uma mesma obra pode ser classificada em mais que um subgnênero.

imagem 2 P02

Ps: A classificação padrão (os gêneros) estarão de azul para melhor compreensão e as subdivisões (os subgêneros) de laranja.

Classificação Padrão (Os gêneros)

  1. Lírico
  2. Narrativo (épico)
  3. Dramático

 

  1. Gênero Lírico:

Gênero cujo autor (poeta) expressa seus mais íntimos sentimentos.  Tem por característica uma estrutura poética e é predominante o uso de verbos e pronomes na 1ª pessoa o “eu lírico” (emoções e sensações do universo interior do autor). Essa manifestação é feita através do ritmo, de uma forma melódica de expressar os versos.  Em sua divisão estão:

  1. Poesia
  2. Ode
  3. Sátira
  4. Hino
  5. Soneto
  6. Haicai
  7. Acróstico

Exemplo de um poema (poesia):

POEMINHA DO CONTRA

“ Todos estes que aí estão

Atravancando o meu caminho,

Eles passarão.

Eu passarinho!”

Mario Quintana.

  1. Gênero Narrativo (épico):

Gênero onde há a presença de um narrador. Este narrador fica com a responsabilidade de expor ao leitor cenas reais ou fictícias dentro de um determinado espaço e tempo. Dentre eles:

Romance

Fábula

Novela

Conto

Crônica

Ensaio

Poesia Épica ou Epopeia


Importante saber

Antes de mostrar as subdivisões (os subgêneros) do gênero narrativo é preciso a compreensão do que é Romance:

Romance é uma narrativa de estrutura complexa que não é necessariamente romântica (nem sempre tem uma história de amor). Essa estrutura ganhou esse nome a partir do romantismo e apesar de surgir antes do realismo, há histórias consideradas romanceadas que são verdadeiras críticas à sociedade. Sua estrutura acomoda muitos núcleos e estes núcleos vão desenvolvendo suas próprias tramas que se ligam no final, como uma novela.

Subdivisões do romance: romance de aprendizagem; romance policial; romance psicológico; romances históricos; romances épicos, entre outros.

Com o passar do tempo, surgiram outras formas mais específicas de classificar a literatura, os subgêneros:

imagem 4 P02

  1. Gêneros dramáticos

Este gênero são textos que tem como estrutura um formato de roteiro, são montagens teatrais para serem encenadas em uma peça. É um gênero difícil de se distinguir pelo fato de muitas produções literárias serem adaptadas, hoje em dia, para roteiros teatrais. Dentre elas:

Auto

Comédia

Tragédia

Tragicomédia

Farsa.

Bom, hoje a dica foi essa! Aguardem a segunda parte de Gêneros Literários. Gostaram? Quais são os gêneros literários que já conhecem? Quais gêneros mais gostam?

Para aqueles que aprendem melhor de uma maneira visual e auditiva; fica uma dica de vídeo logo abaixo. Tem várias dicas de exemplos de cada gênero e subgênero e mais informações. Acesse e fique por dentro.

Gêneros Literários (Professor Matias Gurbanov)

DICA PARA USAR O POST-AULA EM SUA VIDA LITERÁRIA E PRATICAR. 

Esse romance é bom?

A Claire Scorzi é uma leitora e bibliotecária que tem uma experiência de leitura incrível . Neste vídeo ela fala com muita simplicidade de como podemos saber se um romance é bom? Ou se nossa experiência nos ajuda a valorizar bem um romance. É um vídeo curto e bem informativo que fará com que este post-aula tenha uma maior validade para nossos estudos.

Boas Leituras e bons estudo!

Acompanhe o blog e dê suas sugestões para os próximos post-aula, ou se tiver interesse seja você também um colaborador para o projeto “Aprender com Prazer” enviando um material para o e-mail: myespacoliterario@gmail.com. Aguardo!  Abraços!

Laynne Cris

Espero que tenham gostado e até o próximo post aula.

Referências: 

“Gêneros Literários” ; Brasil Escola. Disponível em: <http://www.brasilescola.com/literatura/generos-literarios.htm&gt;. Acesso em 01 de novembro de 2015.

Sobre laynnecris

Sou Elaine C. Andrade. Hoje (2017) tenho 38 anos. Sou apaixonada pela leitura e por escrever. Sou formada em Pedagogia e pretendo me especializar em Inglês, alfabetização e gestão escolar. Tenho uma fascinação por músicas e Inglês. Atualmente tenho me dedicado muito na busca da fluência e sou professora alfabetizadora em Inglês. Minha meta é passar no exame da IELTS e talvez morar fora um tempinho. A leitura é para mim um meio muito prazeroso de poder atingir locais e lugares inimagináveis, além de ser uma terapia e uma fonte de conhecimento sem fim. E quando aprendemos nos proporcionar esses momentos para entretenimento, ler torna-se uma atividade necessária para o dia a dia. Também gosto de desenhar, colorir, ouvir músicas. No entanto, faço com menos frequência (só quando surge aquela vontade enorme ou sobra um tempinho). Agora ler nunca estou sem ler algo e onde vou tenho um livro comigo. Me sinto mal se não posso ler. É uma necessidade. Embora ultimamente tenho lido mais livros técnicos e materiais em Inglês. Nasci em Suzano e atualmente moro num bairro de Mogi das Cruzes e estou aprendendo a me adaptar por aqui. Também adoro participar de comunidades de leitura no facebook e canais literários do youtube. Conhecer pessoas, descobrir novos talentos e as vezes encontramos pessoas muito maravilhosas. Enfim, sou uma mulher e profissional comprometida e apaixonada pelo que faço, amo minha minha família e amigos mais que tudo neste mundo. "Que aonde eu passar eu faço amigos e possa agregar valores e aprender também". Laynne Cris
Esse post foi publicado em Língua Portuguesa, Literatura e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

32 respostas para Gêneros Literários – Parte 01

  1. Amei esse post Lay! Você arrasando com o projeto e a Ju com a aula, estão de parabéns 💛!!
    Achei tudo bem explicadinho e com muita informação! É bem legal saber um pouco mais sobre gêneros literários :))
    Grande beijo 😘

    Curtido por 2 pessoas

  2. hangferrero disse:

    Bacana a iniciativa ! Gostei demais !

    Curtido por 2 pessoas

  3. roccalex1 disse:

    Adorei a aula da July, pois está bem detalhada. Este projeto tem tudo para ser um verdadeiro sucesso, querido amiga.
    Um grande beijo para as duas.
    Alex

    Curtido por 2 pessoas

  4. Juliana Lima disse:

    Uhullll! Parabéns Lay pelo projeto!
    O prazer é meu em participar. Você com certeza nasceu para a educação e é de gente como você que nosso Brasil precisa.
    Sucesso sempre.
    Beijos S2

    Curtido por 1 pessoa

  5. Louise Carneiro disse:

    Já vi que vou passar muito tempo por aqui rs Amei o post que ensina e muito a respeito da classificação literária o que confesso muitas vezes me confunde! Parabéns! O blog é fofo e dá vontade de ficar e não ir embora rs Bjs

    Curtido por 2 pessoas

  6. Letícia disse:

    uhu!!! Parabéns, vocês já são boas separadas, juntas então :”D hahahhaha
    certamente meus generos favoritos são distopia, fantasia e chick-lits hahahah
    Beijão Lay, e parabéns! ❤️ tá ficando tudo lindo :”)

    Curtido por 2 pessoas

  7. camilazaions disse:

    Adoreei o post, Laynne! Foi super informativo para mim, já que sou meio leiga nessa história de gêneros literários! hahaha
    Beeeijão ❤

    Curtido por 2 pessoas

  8. Pingback: Projetos + 10 dicas para escrever bem |

  9. Pingback: Gêneros Literários – Parte 02 | Meu Espaço Literário

Sua opinião é muito importante para mim! :)

