Persuasão, de Jane Austen

Persuasão - cena da série BBC 2007

Persuasão – cena da série BBC 2007

Persuasão – by Jane Austen

AUSTEN, Jane. Persuasão. Tradução e notas de Roberto Leal Ferreira. São Paulo: Martin Claret, 2012. (Coleção Jane Austen, vol. 06)

❤ A história que hoje venho lhes contar tem pra mim um caráter especial. ❤

É mais que um livro. É mais que uma leitura de hábito. É a história de como conheci e me apaixonei por Jane Austen. Então, não é só a resenha de livro, é também uma resenha de como me apaixonei por uma obra, por um livro.

Resumo da história

Em meados de 2008, assisti pela primeira vez a um filme de nome “A casa do lago”. É um filme charmoso e apaixonante que brinca com a temporalidade e a construção de uma linda amizade que vence as barreiras da distância e do tempo. E trás como personagens principais atores que admiro desde sempre: Sandra Bullock e Keanu Reeves, só por isso o filme já vale a pena e tem também um cachorrinho de uns olhinhos tão amoroso, que é só encanto.  

Mas, a história que tem a ver com a de hoje, e que quero narrar é que foi a partir deste filme que tive o conhecimento do livro Persuasão e da escritora Jane Austen, como já havia me referido no início deste post.

Capa do filme - A casa do Lago

Capa do filme – A casa do Lago

Kate (Sandra Bullock) em um determinado momento no filme, conta a história deste livro para Alex (Keanu Reeves); e ela narra com tamanha emoção e profundidade que despertou em mim o interesse em conhecer o tal livro. E o livro tem um papel fundamental no filme, é quase um personagem na história.

Cena do filme a casa do lago.

Cena do filme a casa do lago.

Então, vivia na época também uma história bastante similar tanto com a de Persuasão, quanto com a do filme, foi ai que juntei o útil ao agradável e procurei o livro e comprei.

O li. No começo foi difícil. Não estava habituada ao contexto da época e aos costumes das personagens, nem ao estilo de linguagem e tal. Mesmo assim pude obter prazer na leitura, embora tenha demorado acredito que mais de um mês para ler.

Nunca me arrependo de ter persistido. Passei a investir em pesquisa sobre tudo que remetia a Jane Austen e a sua época. Li outros livros e agora reli Persuasão.


O livro – Persuasão

Novo Documento 81_1

Leitura do Prazer

Persuasão é uma história de um amor que teve que enfrentar os tabus de uma sociedade conservadora e preconceituosa e sobreviver. Anne Elliot é uma jovem que vive um amor com o pobre e sem dote Frederick Wentworth e graças á diferença social entre os dois ela é persuadida a deixá-lo.

Passam-se oito anos e há um reencontro. A trama é desenvolvida com base aos preconceitos e costumes da época que serão para eles como um “muro” a separá-los. Junta-se ai a falta de comunicação, os mal-entendidos, os disse-me-disse e pronto, temos um conflito.

Jane nos insere aos encontros de famílias, as conversas, aos saraus, aos jantares e outros eventos que uma família era obrigada a participar se quisesse se manter numa sociedade que tinha como valores o nome e o brasão da família.

Não me alongarei na história do livro, porque tenho planos para algumas destas obras aqui no blog.

 O que posso afirmar é que Persuasão é uma história sobre amor, a esperança, a perseverança e o amadurecimento de uma mulher que encontrou no sofrimento do rompimento deste relacionamento a entrada para o seu fortalecimento como pessoa.


Considerações

Como sempre é uma separação dolorosa o término de uma leitura que me agrada tanto. Ao me debruçar sob as páginas deste livro, sinto-me arrebatada para a Inglaterra de 1816, posso imaginar os cenários e sentir empatia por algumas personagens e um asco pela hipocrisia e superficialidade dos relacionamentos da época. Como sou apaixonada por história, isso pra mim é uma descoberta a mais.

E Persuasão trás uma narrativa leve, envolvente, em que alguns eventos vão te apresentando quem são alguns personagens, conhece o que era considerado como valor e importante para aquelas pessoas, etc.

Você acompanha Anne e ao mesmo tempo que a compreende, indigna-se com alguns de suas atitudes. Apaixona-se pelo capitão Wentworth, detesta Mary (a irmã de Anne Elliot), tem vontade de esganar o primo herdeiro de Anne, acha as senhoritas Musgrove exageradas e infantis e o pai da Anne então… aff, que sujeito mais narcisista! 

Contudo, todo esse contexto me leva a refletir sobre a atualidade. Será que tivemos mudanças nos comportamentos humanos depois de dois séculos que nos distanciam da era de Austen? É curioso, mas parece que só mudamos os estilos e objetos de preconceitos.

Já li muitas críticas sobre as obras de Jane Austen; uns dizem que são romances envoltos em tramas frívolas, paixões juvenis e enredos entediantes. Claro que há gosto para tudo, mas tem adjetivo que definitivamente não cabem.

Quem já leu mais de um de seus livros irá notar que o romantismo e a fragilidade feminina, ou a frivolidade é algo que passa longe da pena de Jane Austen. Suas heroínas são mulheres que pensam e são decididas, e apesar de possuírem as características de uma mulher de mais de dois séculos atrás, têm sem dúvidas o perfil de uma mulher inteligente, crítica, forte e até bastante contemporânea.

Só pelo sarcasmo e o humor levemente ácido de suas críticas à sociedade e ao comportamento humano, em que ela desenvolve geniosamente nas entrelinhas de sua narrativa; já vale o tempo aplicado a leitura de sua obra.

Super recomendo!

DICA

P.S.: Pra quem gostar recomendo assistir a série da BBC de Londres de 2007 de Persuasão. Aproxima-se muito da narrativa do livro e o Rupert Penry-Jones no papel de Capitão Wentworth é de tirar o fôlego. ❤ Bom, eu o acho lindo!

Rupert Penry-Jones como Frederick Wentworth

Rupert Penry-Jones como Frederick Wentworth

Um abraço carinhoso

Laynne Cris

Sobre laynnecris

Sou Elaine C. Andrade. Hoje (2018) tenho 39 anos. Sou apaixonada pela leitura e por escrever. Sou formada em Pedagogia e pretendo me especializar em Inglês, alfabetização e o Ensino da Língua Portuguesa para estrangeiros. Tenho uma fascinação por músicas e Inglês. Atualmente tenho me dedicado muito na busca da fluência e sou professora alfabetizadora. Tenho como meta conseguir certificação internacional e no futuro morar fora um tempinho. A leitura é para mim um meio muito prazeroso de poder atingir locais e lugares inimagináveis, além de ser uma terapia e uma fonte de conhecimento sem fim. E quando aprendemos nos proporcionar esses momentos para entretenimento, ler torna-se uma atividade necessária para o dia a dia. Também gosto de desenhar, colorir, ouvir músicas. No entanto, faço com menos frequência (só quando surge aquela vontade enorme ou sobra um tempinho). Agora ler nunca estou sem ler algo e onde vou tenho um livro comigo. Me sinto mal se não posso ler. É uma necessidade. Embora ultimamente tenho lido mais livros técnicos e materiais em Inglês. Nasci em Suzano e atualmente moro num bairro de Mogi das Cruzes e estou aprendendo a me adaptar por aqui. Também adoro participar de comunidades de leitura no facebook e canais literários do youtube. Conhecer pessoas, descobrir novos talentos e as vezes encontramos pessoas muito maravilhosas. Enfim, sou uma mulher e profissional comprometida e apaixonada pelo que faço, amo minha minha família, meus gatos e amigos mais que tudo neste mundo. "Que aonde eu passar eu faço amigos e possa agregar valores e aprender também". Laynne Cris
Esse post foi publicado em Resenhas e Comentários e marcado , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

18 respostas para Persuasão, de Jane Austen

  1. Silvia Souza disse:

    Laynne, adorei sua publicação.
    Confesso que fiquei com muita vontade de ler esse livro (talvez maior do que de ler Emma).
    Minhas histórias de amor são sempre impossíveis, porque assim é a vida.
    Posso mudar a sugestão de Jane Austen (de Emma para Persuasão)?
    Um beijo grande!
    😊

    Curtido por 1 pessoa

    • laynnecris disse:

      Claro! Fico feliz que tenha gostado. Eu amo Persuasão. Indiquei Emma porque ele é mais divertido. Persuasão trás o pesar e o sofrimento da Anne… Mas, é apaixonante… Se você parece um pouco comigo vai adorar e eu ficaria maravilhada em ter o seu parecer deste livro… ❤

      Curtido por 1 pessoa

  2. jmsabbagh disse:

    Jane Austen ,a great English Novelist l studied her books in College.Thank you for visiting my blog.Jalal

    Curtido por 1 pessoa

  3. roccalex1 disse:

    Amiga Elaine, vou incluir este livro na lista de leituras do mês de dezembro. Sua resenha está perfeita, completa e bem detalhada. Aliás, não quer resenhar de vez em quando para o meu blog? Como estou me dedicando ao acrósticos, minhas resenhas têm ficado um pouco para trás.
    Se tiver interesse, por favor me avise, está bem?
    Continue assim, que você vai longe.
    Super beijo.
    Alex

    Curtido por 1 pessoa

  4. Diana disse:

    Bom post! Eu adoro os livros da Jane Austen!! 😀

    Curtido por 1 pessoa

  5. Débora Crystina disse:

    Amo a Jane! Persuasão vou ler quando terminar A Abadia de Northanger, mas confesso que estou tento certa dificuldade de terminar esse livro. :/

    Curtido por 1 pessoa

    • laynnecris disse:

      Li Abadia faz um tempinho, também fiz uma resenha dele aqui no blog. Achei o mais leve e divertido deles. Um dos meus preferidos depois de Persuasão é Emma. <3.

      A Catherine Morland é uma das heroínas de Jane mais menina e talvez por isso cause uma certa dificuldade na leitura.

      Beijocas… ❤ Espero que encontre o clímax em sua leitura!

      Curtido por 1 pessoa

  6. Juliana Lima disse:

    Amei a resenha!
    Nem precisa tentar me persuadir a ler o livro. Só a foto desse gato ai ehehehe ja fiquei interessada. ( as pessoas fazendo comentários inteligentes sobre a resenha e a obra… aí vem a Juliana ehehehe)
    Beijão

    Curtido por 1 pessoa

  7. Pingback: TAG 10 – Senhora Senhora | Meu Espaço Literário

  8. Pingback: Jane Austen – 240 anos | Meu Espaço Literário

  9. Pingback: Liebster Award 2016 | Meu Espaço Literário

  10. Fábio Pereira disse:

    Parabéns por ter insistido na leitura.
    Eu aprendi a gostar do livro por causa do filme a casa do Lago tb. E o fascínio é tanto que encomendei-o a mesma versão que aparece no filme, em inglês.
    Coisas q só a gente mesmo!

    Curtido por 1 pessoa

Sua opinião é muito importante para mim! :)