Comentários – O mundo de Sofia

romance da história da filosofia

O mundo de Sofia

GAARDER, Jostein. O mundo de Sofia: romance da história da filosofia; tradução do norueguês Leonardo Pinto Silva. 1ª edição. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

[…] Muitos também gostam de ler. Mas existem grandes diferenças nessas leituras. Alguns leem jornais ou revistas em quadrinhos, outros gostam de ler romances, enquanto outros preferem livros sobre assuntos diversos, como astronomia, vida selvagem ou descobertas tecnológicas. […] Mas, não existe algo que interesse a todo mundo? Não existe alguma coisa que afeta a todos – independente de quem sejam ou onde vivam? Sim, querida Sofia, existem algumas perguntas comuns a todos os homens. E é dessas perguntas que trata este curso (GAARDER, 2012, p. 24).

Quem nunca na vida não se perguntou um dia “Quem sou eu?” ou “Como tudo começou?”, “Qual a origem da vida?”.  Eu mesma já vivi situações engraçadíssimas e até complicadas em nome dessa curiosidade. Todas essas e mais de um milhão de indagações têm sido a razão de todas as descobertas realizadas pelos homens.

Desde a antiguidade o homem tem buscado o conhecimento acerca da vida, do mundo, de si mesmo, do universo, etc. E é neste cenário de busca por conhecimento que Gaarder constrói uma trama repleta de curiosidade, fantasia, mistério, ceticismo e o principal ingrediente de todos: “a história da filosofia”.


O livro tem um nome que já permite duas interpretações, pois temos o “O mundo de Sofia”, uma jovem que esta a beira de completar seus 15 anos e misteriosamente começa receber bilhetes que a incitam a ter dúvida acerca de si, do que é, quem é? E por outro lado somos guiado ao mundo da filosofia desde Sócrates até os dias atuais da trama – 1990.


E num clima totalmente lúdico, informativo e diferente do tradicional, Sofia conhece o professor misterioso de Filosofia. No começo se comunicam por bilhetes e cartas. Sofia se envolve totalmente com as indagações dos filósofos de cada época e com seus pensamentos. Esse contato com as inúmeras dúvidas que ainda se tem sobre a vida, acerca de Deus, da origem do homem, fazem com que Sofia viva como se estivesse em um mundo a parte. Ela se sente espectadora e observa a tudo e a todos e pensa o tempo todo nos enigmas filosóficos que seu professor deixa sempre em aberto quando se comunicam. Acontece até de responder a mãe com tais especulações o que torna a narrativa leve e divertida.


E além do curso inusitado e sua vida totalmente de “perna pro ar” Sofia se sente perseguida por um estranho que insiste em fazê-la de ponte para felicitar a filha pelo aniversário, também de 15 anos, a Hilde.  E acontecem coisas fora do comum e que coincidem com o tipo de pensamento filosófico sobre o qual ela esta estudando.

Para quem esta lendo tudo fica parecendo um grande círculo e nos sentimos envolvidos com os problemas existenciais de Sofia e da Hilde (a menina que ela nem conhece, mas que é parte da vida dela). E depois da metade do livro (que são mais de 500 páginas) ficamos com muitas curiosidades para descobrir qual será o final de Sofia e Hilde. Mas, ainda assim Gaarder consegue nos surpreender com um final totalmente inimaginável. Qualquer coisa que se pense para o final descobre que jamais chegou perto… (risos). Quem já leu deve saber do que estou dizendo. 

Lembro-me que quando li, minha filha também estava lendo e fizemos aposta sobre a identidade do professor e do final… Resultado: Ambas nem chegamos perto…


Pois bem, esse livro tem o direito de ser lido por todas as pessoas em qualquer idade biológica e psicológica.  Trata-se de um grande mapa de toda a história da filosofia e do pensamento humano contada de um jeito inesquecível. A melhor aula de filosofia que já tive em toda minha vida e eu adoro Filosofia.

Boas Leituras

Laynne Cris Andrade

Sobre laynnecris

Sou Elaine C. Andrade. Hoje (2017) tenho 38 anos. Sou apaixonada pela leitura e por escrever. Sou formada em Pedagogia e pretendo me especializar em Inglês, alfabetização e gestão escolar. Tenho uma fascinação por músicas e Inglês. Atualmente tenho me dedicado muito na busca da fluência e sou professora alfabetizadora em Inglês. Minha meta é passar no exame da IELTS e talvez morar fora um tempinho. A leitura é para mim um meio muito prazeroso de poder atingir locais e lugares inimagináveis, além de ser uma terapia e uma fonte de conhecimento sem fim. E quando aprendemos nos proporcionar esses momentos para entretenimento, ler torna-se uma atividade necessária para o dia a dia. Também gosto de desenhar, colorir, ouvir músicas. No entanto, faço com menos frequência (só quando surge aquela vontade enorme ou sobra um tempinho). Agora ler nunca estou sem ler algo e onde vou tenho um livro comigo. Me sinto mal se não posso ler. É uma necessidade. Embora ultimamente tenho lido mais livros técnicos e materiais em Inglês. Nasci em Suzano e atualmente moro num bairro de Mogi das Cruzes e estou aprendendo a me adaptar por aqui. Também adoro participar de comunidades de leitura no facebook e canais literários do youtube. Conhecer pessoas, descobrir novos talentos e as vezes encontramos pessoas muito maravilhosas. Enfim, sou uma mulher e profissional comprometida e apaixonada pelo que faço, amo minha minha família e amigos mais que tudo neste mundo. "Que aonde eu passar eu faço amigos e possa agregar valores e aprender também". Laynne Cris
Esse post foi publicado em Resenhas e Comentários. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Comentários – O mundo de Sofia

  1. Pingback: TOP 7 – livros que merecem ser lidos | Meu Espaço Literário

Sua opinião é muito importante para mim! :)

